»

mar 21 2012

ELEIÇÕES 2012: DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DE DIRIGENTES SINDICAIS DEVE OCORRER ATÉ 7 DE JUNHO

São Paulo. A Força Sindical informa aos dirigentes sindicais que pretendem se candidatar a um cargo público nas eleições de 2012 (prefeito ou vereador) que o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral para desincompatibilização de seus cargos é o dia 7 de junho.

De acordo com o TSE, os sindicalistas devem se afastar da direção de suas respectivas entidades até exatamente quatro meses antes da eleição, marcada para 7 de outubro. Isso vale para os dirigentes das centrais sindicais (dirigentes nacionais e estaduais), dos sindicatos, federações e confederações.

O afastamento não é definitivo e nem implica na renúncia do cargo ou da função. Todos os dirigentes titulares, exceto suplentes e membros do conselho fiscal, são obrigados a licenciar-se.

No total, serão em torno de 59.500 vereadores eleitos em todo o Brasil, além de 5.565 prefeitos que se candidatarão à reeleição ou a um novo cargo.

O representante dos trabalhadores que se licenciar para concorrer à prévia eleitoral ou à convenção partidária e não conseguir viabilizar sua candidatura poderá retornar ao seu posto na entidade. Esse entendimento também é válido quando o candidato não é eleito.

Para maiores informações basta acessar o site do TSE .

Fonte: Força Sindical Nacional

WP Socializer Aakash Web